O século 21 chegou às salas de aula produzindo mudanças na Educação. Ensinar continua sendo, além de profissão, uma missão social. O que mudou foi que agora os professores dispõem de novas formas e mais possibilidades para desempenhar essa missão.
Proporcionar educação pública de qualidade para os estudantes de Pernambuco passa, necessariamente, por valorizar professores e educadores, oferecendo-lhes condições dignas para o bom exercício da profissão. Além disso, os professores estão sendo estimulados a produzir materiais de apoio para as aulas, que vão ficar disponíveis para uso e consulta livre de professores e alunos da rede estadual.
Além do material preparado pelos professores, estarão disponíveis softwares educacionais para as áreas de Biologia, Química, Geografia e Meio Ambiente, além de uma vídeoenciclopedia de Física. Um dos softwares adquiridos apresenta o material didático em multimídia 3D, que vai facilitar que, na aula de Biologia, por exemplo, o estudante visualize com mais clareza onde fica e qual função de determinado órgão no corpo humano. Outra ação que beneficiou quase três mil professores efetivos e técnicos educacionais foi a segunda edição do programa Professor Conectado, que vai permiti-los adquirir notebook e soluções educacionais.
Os estudantes encontrarão, como nos anos anteriores, as escolas limpas e preparadas para recebê-los. Com a continuidade do Programa Ganhe o Mundo, os alunos vão receber aulas de inglês e espanhol, e os melhores de cada turma terão a oportunidade de realizar intercâmbio no exterior. Além disso, a partir de abril, 170 mil tablets começam a ser distribuídos entre os estudantes dos 2° e 3° anos do Ensino Médio.
Isso tudo ocorre porque o estudante hoje vive uma nova realidade. Ele tem novas expectativas em relação aos professores, ao aprendizado, ao próprio espaço da sala de aula. Estamos adequando o fazer educacional às especificidades do novo século. É esse o grande diferencial da educação pública de Pernambuco em 2012. Aplicar a tecnologia pedagógica na sala de aula e capacitar professores para o uso de softwares vai melhorar o desempenho tanto dos educadores quanto dos estudantes.
É esse ambiente de crescimento e desenvolvimento que os educadores e estudantes da rede pública de Pernambuco vão encontrar na volta às aulas em 2012. É com consciência de tudo o que foi acima exposto que o Governo de Pernambuco e a Secretaria de Educação dão boas-vindas a todos vocês nesta volta às aulas em 2012.
Anderson Gomes
Secretário de Educação do Estado
Mensagem retirada do site: http://siepe.educacao.pe.gov.br, em 07/02/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe suas impressões...