28 de jun. de 2012

FESTA JUNINA - 2012

Abaixo, algumas fotos da festa junina da escola, realizada no dia 25 de junho, na quadra do antigo Colégio Pio XII, na Caxangá.

  






100 ANOS DE LUIZ GONZAGA


Olá!
No II Bimestre/2012, a nossa escola esteve envolvida nos preparativos da festa junina, que teve como tema central LUIZ GONZAGA. Os alunos e professores fizeram pesquisas sobre o cantor e seu estilo musical e organizaram apresentações artísticas. 
Abaixo, seguem algumas produções escritas dos educandos.

A poluição e as consequências*

A poluição faz muitos estragos e diminui cada vez mais o ar limpo que respiramos, também polui os rios e os mares. No mar, os seres mais prejudicados são os peixes e outros seres. Eles não sobrevivem por falta de oxigênio, portanto, o nosso planeta tem essa “DOENÇA” descontrolada chamada poluição. E os desmatamentos das árvores? Você já sabia que elas transmitem o seu oxigênio para nós? O oxigênio que as árvores transmitem é ótimo para nós. Quando respiramos, o ar que soltamos vem para as árvores e o ar que a árvore solta vem para nós. Portanto, vamos ter consciência, porque os mais prejudicados somos nós mesmos. Se você “plantar” poluição, estragos e sujeira, o que você vai colher é poluição, estragos e sujeira, mas se você “plantar” cuidado, limpeza e carinho pelo planeta, você vai colher um país limpo, sem poluição.
Para e pense: Poluição é coisa séria! Nas enchentes, por exemplo, encontramos muita poluição e sacos de comida. Vamos fazer um país melhor. Poluição não, limpeza e país sem poluição sim. Não faça por onde poluir, mas sim, por onde melhorar.

*Texto elaborado a partir de trabalho realizado com a música Xote Ecológico.
Aluna: Rebeca Barbosa Borba  /  Turma: 6° ano B (tarde)
Professora de Língua Portuguesa: Maria José



A importância de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina

Letras falando do sertanejo, do povo sofredor e a busca por melhores condições, letras falando de muitas pessoas que não conhecem o mar, que lutam saindo de sua cidade natal para tentar sustentar a família em cidade grande.
Luiz Gonzaga relatou muito tudo isso em suas composições, com seu estilo sanfona no peito e chapéu de couro na cabeça, mostrava ao mundo a cultura do Nordeste, uma cultura hoje conhecida mundialmente. Intérprete de uma das canções mais belas do mundo, “Asa Branca”.
Começou em rádio e logo ganhou a televisão, hoje coroado como rei do baião, levou muitos cantores a lhe seguir e cantar nossas raízes.

Aluna: Vitória Alves  /  Turma: 7ª série B (manhã)
Professora de Língua Portuguesa: Ana Francisca


Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga foi muito importante para a cultura nordestina porque ele divulgou a importância da nossa cultura no país. Ele era muito bom compositor, criava suas belas músicas só de olhar e observar a natureza, o sertão e a vida do nordestino. Suas músicas relatam a vida do nordestino, da seca no nordeste e da poluição da natureza.

Aluno: Jailson  /  Turma: 7ª série B (manhã)
Professora de Língua Portuguesa: Ana Francisca


A importância de Luiz Gonzaga para a cultura pernambucana

Luiz Gonzaga foi muito importante para nossa cultura, pois foi através dele que o Nordeste foi visto com outros olhos. Sempre vestido com o chapéu de couro, gibão e sua companheira, a sanfona branca, ele soltou a garganta e foi ouvido no Brasil inteiro. Suas músicas retratam a realidade do Sertão Nordestino e das pessoas que lá vivem. Todas as suas músicas são de uma pureza inigualável. Algumas alegres e outros tristes que têm um forte poder de emocionar quem as ouve, por retratar o sofrimento e a vida do povo nordestino. Gonzagão sempre irá permanecer na memória das pessoas e, principalmente, na dos nordestinos. Ele mostrou sua arte até para o Papa. Com isso, tornou-se ainda mais importante. Os nordestinos foram muito bem representados por Gonzagão, pois ele cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Aluna: Girlayne Santana  /  Turma: 8ª série A (manhã)
Professora de Língua Portuguesa: Ana Francisca